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ESTAÇÕES, AS - HOB.XXI:3

Última modificação : Quarta, 24 Abril 2019 15:39




HAYDN, FRANZ JOSEPH (1732-1809)

AUSTRÍACO – ERA CLÁSSICA – 1195 OBRAS

 

THE SEASONS (German: DIE JAHRESZEITEN) - Hob.XXI:3

 

Movimentos/seções: 4 partes, 39 seções:

 

Der Frühling

Der Sommer

Der Herbst

Der Winter


Ano da composição: 1799-1801

Gênero: Oratório secular para 3 solistas, coro misto e orquestra

Libreto: Baron Gottfried van Swieten (1733-1803), segundo o poema "As Estações" de James Thomson (1700-1748) traduzido por Brockes

Primeira apresentação privada: 24 de abril de 1801, em Viena

Primeira apresentação pública: 29 de maio de 1801, no Burgtheater, Viena

Primeira publicação: 1801

Idioma: Alemão

Estilo: Clássico

 

 

Composta entre 1799 e 1801, "As Estações" foi interpretada pela primeira vez numa sessão privada realizada no palácio de Schwarzenberg, em Viena, no dia 24 de abril de 1801. A primeira apresentação pública deu-se no dia 29 de maio desse mesmo ano, no famoso Burgtheater.

 

O sucesso de A Criação tinha incitado Haydn e Van Swieten a tentar uma nova experiência no oratório alemão. O libretista não foi genialmente inspirado. O seu texto é um encadeamento de quatro poemas e cantatas cujo caráter descritivo foi qualificado de "vulgaridade à francesa" pelo compositor, pouco satisfeito com o libreto. A unidade, a ostentação e o interesse dramático são obra de Haydn.

 

O seu encanto reside fundamentalmente numa hábil aliança de temas populares e de escrita erudita, com uma profusão extraordinária de ideias melódicas, de reminiscências campestres, de alusões pitorescas: canções tradicionais, coro de pastores e de fiandeiras representando a cultura popular, enquanto que a cultura erudita resplandece em grandes afrescos corais pré-românticos, a fuga final de A Primavera, a divertida fuga dos vindimadores no Outono ou a grande fuga final no Inverno, uma das mais belas páginas de toda a obra de Haydn. A sublime cavatina de Lukas no Verão e a canção de Hanne, que lembra Papageno (A Flauta Mágica, de Mozart) no Inverno, ou ainda as grandes peças descritivas pré-românticas (nascer do sol e tempestade no Verão, hino ao trabalho, caça e vindima no Outono) são páginas inesquecíveis.

 

Na cena da Caça, Haydn tem a feliz ideia de utilizar fanfarras austríacas e francesas autênticas. Foi igualmente bem inspirado ao escolher o tema do segundo andamento da sua sinfonia no. 94 "A Surpresa" sob a forma de ária que canta e assobia o trabalhador da Primavera, o que provocou uma desavença momentânea com Van Swieten, obstinadamente preso à ideia de se introduzir uma ária de ópera da moda.

 

Neste ultimo oratório de Haydn, cada uma das quatro estações é descrita com imagens da natureza e ações humanas que lhes estão associadas. Os solistas encarnam três camponeses, Hanne, Lukas, Simon, que vivem, através da falsa ingenuidade simplória de Haydn, o desenvolvimento das quatro estações, nas quatro partes sucessivas da obra, cada uma delas precedida de uma introdução sinfônica.

 

As Estações é o coroamento da carreira de Haydn, assim como um olhar sobre o conjunto da sua obra. Ao mesmo tempo pertence totalmente ao século XIX. É para muitos a primeira grande obra-prima do século.

 

 

Vídeo

 

 

 

Fontes:

. Antena 2 - A arte que toca

. IMSLP/Petrucci Music Library