ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Encantos da Nova Sinfonia de Beethoven, Os

Última modificação : Terça, 11 Abril 2017 14:47



 

A Nona Sinfonia de Beethoven só foi finalizada em 1824, quando Beethoven já estava completamente surdo. Foi baseada no poema “Ode à Alegria” de Friedrich Schiller. A “Sinfonia nº 9 em ré menor, Op. 125, Coral” é a última sinfonia completa composta pelo compositor e é uma das obras mais conhecidas do repertório de Beethoven. Ao longo dos anos, ficou conhecida por suas aparições inusitadas em filmes, anúncios publicitários, desenhos animados, flash mobs, entre outros.

 

 

 

LARANJA MECÂNICA

 

Stanley Kubrick amava a música clássica. O diretor, considerado um dos mais importantes cineastas de todos os tempos, usou grandes obras clássicas na trilha sonora de seus filmes.  Em Laranja Mecânica, de 1971, o jovem Alex comete uma sequência de delitos. Após ser preso, é escolhido para submeter-se a um tratamento que o torna incapaz de qualquer ato de violência. Como efeito secundário, também não consegue ouvir a 9ª Sinfonia de Beethoven - sua favorita. Ao longo do filme, diversas referências são feitas ao compositor.

 

Confira: http://bit.ly/SAA4Ef

 


 

HINO DA UNIÃO EUROPEIA

 

Uma adaptação da 9ª Sinfonia conduzida por Herbert von Karajan é, desde 1972, o hino da União Europeia. Essa é a única composição musical declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Em Osaka, no Japão, 10.000 cantores interpretaram o 4º movimento da obra.

 

Confira: http://bit.ly/18fFHQz

 

Conheça a história da 9ª Sinfonia: http://bit.ly/P99mYR

 

 

PROGRAMA “CONEXÕES URBANAS”

 

A 3ª temporada do programa "Conexões Urbanas", do Multishow, conta com um comercial bem inusitado. O vídeo explora, de maneira descontraída, o objetivo da atração, que é criar e ampliar os elos de conhecimento, cultura e afetividade entre diversos segmentos da sociedade e gêneros musicais. O comercial faz um paralelo entre a criação da Nona Sinfonia de Beethoven e o modo como o programa se conecta com o público jovem.

 

Confira: http://bit.ly/14IOptY

 

 

FLASH MOB

 

Pessoas reuniram-se em Sabadell, Espanha, para realizar uma ação em comemoração aos 130 anos do Banco Sabadell. Juntamente com a Vallès Symphony Orchestra, mais de cem pessoas se reuniram em praça pública para que, na frente da agência, pudessem realizar um concerto em forma de Flash Mob atraindo e encantando os transeuntes.

 

Confira: http://bit.ly/13GBuEz

 

Saiba mais sobre a Nona de Beethoven: http://bit.ly/1h3zURp

 

 



Frase Beethoven