ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

John Williams

Última modificação : Quinta, 12 Fevereiro 2015 17:25


 

 

John Williams é considerado um dos maiores compositores da história, tanto pelo volume de sua obra, como pela sua popularidade. Com 49 indicações, John Williams é a segunda pessoa mais indicada ao Oscar da história, perdendo apenas para Walt Disney. Seu trabalho para o cinema é marcado por um estilo grandioso, facilmente reconhecido pelo público. Além dos seus trabalhos em trilhas sonoras, é conhecido também por suas obras eruditas, como o Concerto para fagote e orquestra, o Concerto para violoncelo, o Concerto para trompete, o Concerto para violino, flauta e o Concerto para trompa.

 

 

John Williams começou sua carreira como orquestrador de grandes compositores, como Alfred Newman, sendo que seu primeiro grande filme foi Daddy-O. Ganhou notoriedade em Hollywood por sua versatilidade em composições de jazz. Williams recebeu sua primeira indicação para um Oscar por sua trilha sonora para o Valley of the Dolls (1967). A partir daí, quase todos os anos seguintes renderam uma indicação ao mestre.

 

Sua primeira vitória foi com Um Violinista no Telhado - Fiddler on the Roof - (1971). Ouça aqui essa vitoriosa composição:http://youtu.be/zJGhfw_6nzQ

 

 

Amigo de Steven Spielberg, John Williams assina quase todas as trilhas de seus filmes, tais como os temas inesquecíveis de Jurassic Park, Jaws, Schindler's List e E.T., the Extra-Terrestrial. Também é parceiro do cineasta George Lucas, sendo o autor das famosas trilhas  de Star Wars e Indiana Jones.

 

Confira uma apresentação do compositor executando a trilha de Jurassic Park. http://bit.ly/1hbFi52

 

 

Vale lembrar, também, as trilhas dos três primeiros episódios da série Harry Potter e a do primeiro filme do Superman estrelado por Christopher Reeve que também são de autoria de John Williams. Foi com a trilha sonora de The Book Thief que o compositor consegue a incrível marca de 49 indicações ao Oscar, perdendo apenas para Walt Disney.

 

Confira o final do The Book Thief "A menina que roubava livros" (piano solo): http://youtu.be/nmvhbOy7Ju8

 

 

Aos 82 anos, John Williams continua firme e forte nas suas produções para o cinema. Seus últimos sucessos foram as Aventuras de Tintin (em 2011), Lincoln (2012) e A Menina que Roubava Livros (2013). Mas engana-se quem pensa que o compositor parou por aí. Para 2015, ele já tem contrato assinado para mais um filme: Star Wars: Episódio VII. Os fãs aguardam ansiosamente!

 

Ouça aqui a composição March for Superman: http://bit.ly/1fGsOCS