ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Debussy | Curiosidades

Última modificação : Sexta, 28 Agosto 2015 16:23


 

 

ALUNO REBELDE

Audacioso e questionador, Claude Debussy não aceitava as regras impostas na escola e muito menos os métodos tradicionais de ensino. Seus improvisos no piano, por mais brilhantes e originais que fossem, causavam desconforto entre os professores, e as notas que recebia nem sempre eram dignas de seu esforço.



CONTESTAÇÃO

No final do século XX a música de Wagner predominava com força total. Apesar da forte influência wagneriana que sofreu no início da carreira, Claude Debussy passou a renegá-lo. Não concordava com a supervalorização dada às orquestras. Segundo Debussy, elas sufocavam a voz humana e exaltavam de maneira errônea os sentimentos individuais.

 


EXÓTICO

Em 1889, durante a famosa Exposição Internacional de Paris, Claude Debussy conheceu um pouco da cultura japonesa, e passou a demonstrar grande interesse pela música oriental.

 

FORA DOS PADRÕES

As ideias de Claude Debussy estavam longe das normas aceitas e consumidas pela sociedade da época. Chegou a negar um convite de trabalho na Academia de Belas Artes por considerá-la ultrapassada.


NOVOS HORIZONTES

Tentando sempre se libertar dos cânones tradicionais, Claude Debussy foi muito incompreendido. Mas nada o incomodava. Chegou até mesmo a propor a criação de uma 'sociedade de esoterismo musical'.




Frase Debussy I