ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

MAVRA

Última modificação : Terça, 12 Maio 2015 16:44


 

STRAVINSKY, IGOR FEODOROVITCH (1882-1971)

RUSSO – MÚSICA MODERNA – NEOCLASSICISMO – 127 OBRAS

 

Ópera buffa em 1 ato, é um dos primeiros trabalhos de Stravinsky, no estilo neoclássico. Libreto de Boris Kochno, com base na obra The Little House in Kolomna, de Aleksandr Pushkin. É composta por duas árias, um dueto e um quarteto, todos executados pelos quatro personagens. A caracterização é tanto de uma homenagem aos escritores russos como de uma sátira aos costumes burgueses e do romance Romeo and Juliet.

 

Foi dedicada a Piotr I.Tchaikovsky e escrita c.1840. Teve sua estreia em Paris no dia 02 de junho de 1922, pela companhia de Sergei Diaghlev, com Oda Slobdoskaya no elenco, regência de Gregor Fitelberg. Foi um fracasso nessa ocasião em parte devido ao Ópera de Paris ser um teatro muito grande para uma peça de pequeno porte.

 

Estreou nos Estados Unidos com a Philadelphia Grand Opera Company, na Academy of Music, Filadélfia, em 28 de dezembro de 1934 com Maria Kurenko no papel de Parasha e Alexander Smallens na regência. A Santa Fe Opera fez uma montagem de Mavra em 1962.

 

A primeira ária desta ópera recebeu um arranjo para cello e piano e foi gravada por Mstislav Rostropovich sob o título "Russian Song".

 

 

Vídeo