ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Datas comemorativas | 08 de junho

Última modificação : Segunda, 09 Junho 2014 13:58


 

ROBERT SCHUMANN

08/06/1810 *

 

A musicalidade profunda e sensível de Schumann não buscou as luzes da ribalta, mergulhando o ouvinte, ao contrário, no remoto e enigmático mundo interno do compositor, talvez o mais misterioso do período romântico. Sua música é ao mesmo tempo imaginosa, introspectiva e bombástica. Atrevidamente original, e às vezes impraticável, Schumann captou, como ninguém, o espírito inocente dos primórdios da literatura romântica alemã.

 

Saiba mais sobre Schumann

 

Vídeo

 

 

TOMASO ALBINONI

08/06/1671 *

 

Tomaso Giovanni Albinoni (Veneza, 8 de Junho de 1671 – Veneza,17 de Janeiro de 1751) foi um compositor barroco italiano, nascido na República de Veneza. Famoso em sua época como compositor de óperas, atualmente é mais conhecido por sua música instrumental, parte da qual é regularmente regravada. Massificou sua música, mas graças a seu talento melódico e estilo pessoal foi tão popular na época quanto Arcangelo Corelli e Antonio Vivaldi.

Albinoni foi um dos primeiros compositores a escrever concertos para violino solo. Sua música instrumental atraiu a atenção de Johann Sebastian Bach, que escreveu pelo menos duas fugas sobre temas de Albinoni (Fuga sobre um tema de Albinoni em Lá, BWV950, Fuga sobre um tema de Albinoni em si menor, BWV951) e constantemente usava seus baixos como exercícios de harmonia para seus alunos.

 

Vídeo

 

 

BENJAMIN BRITTEN

Estreia: GLORIANA

08/06/1953

 

Ópera em 3 atos com libreto em inglês de William Plomer, baseado na obra Elizabeth and Essex: A Tragic History (1928) [Elizabeth e Essex: uma história trágica], de Lytton Strachey. Teve sua primeira apresentação no Royal Opera House, Londres, durante a celebração da coroação da Rainha Elizabeth II. A obra foi composta em 1953 para esse evento e não foi bem recebida pelos convidados.

Foi apresentada ao público em 22 de novembro de 1963 em comemoração ao 50º aniversário de Britten, durante um concerto sob a batuta de Bryan Fairfax.


Saiba mais sobre Britten

 

Vídeo