ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Pitágoras, o fundador do conhecimento de harmonia musical

Última modificação : Terça, 14 Junho 2016 15:22




Os primeiros sinais de casamento entre a matemática e a música surgem no século VI a.C. quando Pitágoras através de experiências com sons do monocórdio, efetua uma de suas mais belas descobertas, que dá à luz, na época, ao quarto ramo da matemática: a música. Considerado o fundador do conhecimento de harmonia musical, Pitágoras estudou profundamente a relação e as diferenças entre as frequências sonoras. Foi Pitágoras que associou o modo de se fazer música com o estado de alma de cada pessoa. O pai da matemática também fazia relações numéricas perfeitas que produziam as chamadas “músicas das esferas”.

 

Sugestão de vídeo "A Música das Esferas": http://bit.ly/1pCsMoD

 

Quer saber mais sobre música grega? Acesse: http://bit.ly/11Gl6AQ

 

Possivelmente inventado por Pitágoras, o monocórdio é um instrumento composto por uma única corda estendida entre dois cavaletes fixos sobre uma prancha ou mesa possuindo, ainda, um cavalete móvel colocado sob a corda estendida e a altura musical do som emitido quando tocada. Pitágoras buscava relações de comprimentos – razões de números inteiros – que produzissem determinados intervalos sonoros.

 

Sugestão de vídeo: http://bit.ly/11GkQ4V


Saiba mais sobre o Monocórdio, de Pitágoras. http://bit.ly/TnJQ4r


Pitágoras deu continuidade a seus experimentos investigando a relação entre o comprimento de uma corda vibrante e o tom musical produzido por ela. Este experimento de Pitágoras é a primeira experiência registrada na história da ciência, no sentido de isolar algum dispositivo para observar fenômenos de forma artificial.


Sugestão de vídeo: http://bit.ly/1mNA9Vz

 

 

Pitágoras utilizava a música para educar os seus discípulos, ensinando-os apreciar a beleza dos sons e das composições da mesma forma com que apreciavam as belíssimas formas geométricas e fórmulas matemáticas. Do ponto de vista científico, Pitágoras foi o primeiro a desenvolver um método racional para medir frequências sonoras ao realizar experiências com martelos, placas, tubos, e outros instrumentos.


Vídeo "O Legado de Pítagoras" - parte I: http://youtu.be/j1aWX6UO4v0

 


Pitágoras acreditava que a música era o elo de união entre o homem e o divino. Hoje sabemos que desde os povos da antiguidade até a civilização atual, a música vem sendo utilizada em rituais sagrados como uma das formas mais fáceis de se alcançar estados de transe capazes de abrir as portas da percepção espiritual e nos mostrar a harmonia existente no universo.



Vídeo: "O Legado de Pitágoras" - parte II: http://youtu.be/dmorYuxbJHE

 

 

 

 

Frase Pitagoras