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Os mais famosos compositores da linha do tempo

LEVY, ALEXANDRE (1864-1892)

Última modificação : Segunda, 23 Junho 2014 21:01


 

(São Paulo, 10 de novembro de 1864 - São Paulo, 17 de janeiro de 1892)

Compositor, regente, pianista e crítico musical brasileiro.

 

Era filho de Henrique Luiz Levy e irmão de Luís Levy, ambos músicos, de quem recebeu sua primeira instrução musical. Aperfeiçoou seus estudos de piano com o professor russo radicado na capital paulista Louis Maurice e com o francês Gabriel Giraudon, o qual foi também professor de Henrique Oswald.

 

Estreou em apresentações públicas aos oito anos de idade e foi comparado a Mozart por sua precocidade e brilhantismo.

 

Seu pai fundou a Casa Levy, um dos mais tradicionais estabelecimentos comerciais de música em São Paulo na época, o que possibilitou que Alexandre entrasse em contato com muitas figuras importantes na cena musical paulista e músicos viajantes.

 

A partir de 1880 começou a publicar composições próprias através de editoras europeias, e em 1883 foi eleito diretor do Clube Haydn, importante associação musical da cidade que ajudou a fundar e onde regeu pela primeira vez em 1885. Dois anos mais tarde viajou para a Europa para estudar com Émile Durand e Vincenzo Ferroni. Retornando ao Brasil, assumiu a função de crítico musical na imprensa paulista, escrevendo para os jornais Província de São Paulo e Correio Paulistano sob o pseudónimo de Figarote.

 

Seu estilo de composição era nacionalista, utilizando temas do folclore brasileiro, área em que foi o precursor dentro do universo da música erudita nacional com as "Variações sobre um tema popular brasileiro", de 1884, baseada na melodia "Vem cá, Bitu!". Seu estilo deriva das escolas de Schumann e Mendelssohn. Foi patrono da cadeira 29 da Academia Brasileira de Música.

 

 

Principais obras:


. Música orquestral: Sinfonia em mi menor; Abertura dramática (1888); Comala - poema sinfônico (1890); Suite brasileira (1890).

 

. Música de câmara: Trio em Si bemol; Quarteto de cordas (1885); Rèverie (1889).

 

. Música para piano solo: Schumanniana (1891); Tango brasileiro (1890); Variações sobre um tema popular brasileiro (1887 - depois orquestrada por Leopoldo Miguez , em Portugal, pelo grande compositor Viana da Mota); Allegro appassionato (1887); Doute; Valsa Capricho; Recuerdos; Mazurcas nºs 1 e 2; Plaintive; Improviso; Coeur blessé.

 

. Música vocal: Aimons, para canto e piano (1887); De mãos postas, para canto e piano (1889), ambas com letra do poeta e jornalista Horácio de Carvalho.





 

Fonte:

wikipedia.org