ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

George Gershwin | Curiosidades

Última modificação : Sexta, 05 Junho 2015 16:57


 

 

É possível que mesmo os grandes conhecedores de música jamais tenham ouvido falar de Jacob Gershovitz. Mas com certeza saberão quem foi George Gershwin. Jacob Gershovitz e George Gershwin, porém, são a mesma pessoa. Nascido no dia 26 de setembro de 1898, em Nova York, ele foi o segundo filho do casal de imigrantes russos Moritz Gershovitz e Rosa Brushkin.

Como muitos estrangeiros naquela época, acabaram americanizando seus nomes para facilitar a vida nos Estados Unidos. Moritz e Rosa passaram então a ser conhecidos, respectivamente, como Morris e Rose. O primogênito, Israel, tornou-se Ira. E foi assim que Jacob Gershovitz virou George Gershwin.

 

 

Reconhecimento
A importância de Gershwin para os americanos era tanta, que ao ser diagnosticada a sua doença cerebral, a Casa Branca ordenou imediatamente que dois destroyers localizassem em um iate, na baía de Chesapeake, o melhor neurologista do país que se encontrava em férias.



Obras consagradas
Suas composições nunca sofreram rótulos. Sendo interpretadas até hoje por orquestras sinfônicas, cantores líricos, astros de rock, jazzmen...Frank Sinatra e Ray Charles estão entre as estrelas que imortalizaram algumas obras como: “Nice work if you can get it” e “Bess you is my woman now".



Brincadeira de criança
Muito peralta e esperto quando criança, diversas vezes esmolou nas ruas em busca de dinheiro para ir ao cinema. Era comum vê-lo também furtando doces nas confeitarias da cidade.

 


Viveu intensamente cada um de seus dias
Sua morte precoce pegou a todos de surpresa, mas não o privou de uma vida intensa e regada a muito conforto.'bon vivant' e ganhando muito dinheiro com os direitos autorais de suas peças, gastava fortunas em festas e passeios. Gostava de praticar esportes e passava horas do seu tempo livre em um ateliê pintando quadros. Algumas dessas obras estão espalhadas por museus dos Estados Unidos.

 


Ópera psicodélica
Janis Joplin se tornou mundialmente conhecida quando interpretou no Festival de Monterey em 1967 a canção “Summertime”, que fazia parte da ópera Porgy and Bess, de George e Ira Gershwin.