ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

CONCERTO PARA TROMPETE, HOB.VIIE:1

Última modificação : Terça, 08 Dezembro 2015 15:36


 

HAYDN, FRANZ JOSEPH (1732-1809)

AUSTRÍACO – ERA CLÁSSICA – 1195 OBRAS

 

 

Trumpet Concerto in E-flat major, Hob.VIIe:1

 

Movimentos: 3

I. Allegro (forma sonata)

II. Andante (forma sonata)

III. Allegro (rondó)

Ano da composição: 1796

Primeira apresentação: 28 de março de 1800 (primeira apresentação que se tem notícia)

Primeira publicação: 1929

Dedicatória: escrito para Anton Weidinger

Estilo: Clássico

Instrumento solo: tompete

Orquestração: 2 flautas, 2 oboés, e fagotes + 2 trompas, 2 trompetes + tímpano + cordas

 

 

Haydn compôs apenas um concerto para trompete datado de 1796, dedicado ao trompetista da orquestra de Viena Anton Weidinger, que desenvolvera o primeiro trompete que possibilitava ao músico uma execução diatônica e cromática. Antes da criação de Weidinger, o trompetista podia apenas emitir sons correspondentes a uma determinada série harmônica, limitando-se à execução de pequenos trechos musicais. A partir de 1500 já se conhece obras escritas para o trompete, mas o instrumento não possuía todos os recursos técnicos, limitado às modulações.

 

Em 1793, Wendinger começa a desenvolver o trompete de chaves. Ele produzia a escala de Eb, G e Bb, mas deveria ser tocado numa região grave, possibilitando o uso do cromatismo, proporcionando um grande avanço tecnológico em relação aos demais.

 

Anton Weindiger já conhecia Haydn quando o mesmo fora seu padrinho de casamento. A princípio, Haydn não demonstrou interesse em compor o concerto, pois dedicava-se à composição de missas e de seus dois grandes oratórios, mas Weindiger acabou convencendo-o.

 

Haydn aproveitou ao máximo a capacidade do instrumento de tocar todas as notas dentro de sua extensão, introduzindo audaciosas mudanças tonais e melodias cantabile em seu âmbito mais grave. Estreada em Viena em 1800, no Imperial Royal CourtTheatre (Viena), pelo inventor do instrumento, Anton Weidinger, é uma pedra angular do repertório para trompete.


 

Vídeo





 

Fontes:

. Guia Ilustrado da Música Clássica Zahar

. IMSLP/Petrucci Music Library