ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

TRISTÃO E ISOLDA

Última modificação : Segunda, 10 Junho 2019 14:49


 

WAGNER, RICHARD (1813-1883)

ALEMÃO – ÓPERA ROMÂNTICA – 43 OBRAS

 

TRISTAN UND ISOLDE

 

Ópera em três atos

Ano da composição: 1857-1859

Data da estreia: 10 de junho de 1865, Königlisches Hof-und National Theater, Munique, Baviera, Alemanha, com Hans von Büllow na regência

Libreto: Richard Wagner.

 

 

Fala de um amor romântico tão transcendental que só pode atingir a perfeição na eternidade da morte. Essa história trágica foi narrada no século XIII por Gottfried von Strassburg em Tristan, que inspirou Wagner a deixar de lado o ciclo do Anel. Ele se interessara pelos escritos de Schopenhauer sobre o desejo sexual e a morte, temas centrais da ópera. Como Tristão, porém, também estava apaixonado por uma mulher proibida. Mathilde Wesendonck foi para Wagner a musa casada de um amor erótico tão grande que não caberia no mundo físico. As insidiosas texturas harmônicas parecem fazer o sofrimento doer com beleza. Ao testar os limites absolutos da tonalidade, a ópera representaria um passo crucial para as óperas modernas.

 

Tristão e Isolda deveria estrear em Viena em 1861, mas Wagner desistiu após 77 ensaios. Os dois papeis principais, com efeito, estão entre os mais demandantes, fisicamente, de toda a ópera, e musicalmente não se pareciam com nada até então conhecido. Em 1865, por fim, o casal de cantores Ludwig e Malwine Schnorr von Carolsfeld criou Tristão e Isolda. Um mês após quatro récitas que ficaram na história, Ludwig morreu. Alguns acusaram as exigências sobre-humanas do papel de matar o Hedentenor.

 

Em 1857-1858, Wagner musicou cinco poemas de Mathilde Wesendonck para voz feminina e piano. uma dessas Canções Wesendonck, "Träume" ("Sonhos"), continha música que Wagner usaria no Ato II de Tristão e Isolda.

 

 

Papeis principais:

No mar, perto da Cornualha, e em terras dos castelos da Cornualha e da Bretanha

 

. Marke, baixo - Rei da Cornualha

. Tristão, tenor - Seu sobrinho, um cavaleiro

. Kurwenal, barítono - Leal companheiro de Tristão

. Isolda, soprano - Princesa irlandesa e feiticeira

. Brangäne, mezzo-soprano - Criada de Isolda

. Melot, tenor - Um cortesão que trai Tristão

. Pastor, tenor.

 

 

Vídeo


 

 

 

 

Fonte:

Guia Ilustrado da Ópera Zahar