ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Franz Liszt

Última modificação : Sexta, 06 Fevereiro 2015 17:08



 

Compositor e pianista húngaro do Romantismo, Franz Liszt foi famoso pela genialidade de sua obra, pelas suas revoluções ao estilo musical da época e por ter elevado o virtuosismo pianístico a níveis nunca antes imaginados. Ainda hoje é considerado um dos maiores pianistas de todos os tempos, em especial pela contribuição que deu ao desenvolvimento da técnica do instrumento.  Franz Liszt iniciou-se no piano com incentivo do pai. Apresentou-se ao público pela primeira vez aos nove anos de idade e, encantados com o menino prodígio, vários nobres decidiram contribuir com fundos para a continuação dos seus estudos. Em 1822 partiu para Viena, onde deu vários concertos, sendo aplaudido inclusive por Beethoven em abril de 1823. Teve aulas com Salieri (composição) e Czerny (piano). Continue lendo

 

Aqui você assiste "Années de Pélegrinage": http://youtu.be/acyszPPlqic

 

 

Em seguida radicou-se na França, onde foi impedido de ingressar no Conservatório de Paris, por ser estrangeiro. Liszt completou seus estudos com aulas particulares, com Reicha e Paer. Aos 14 anos de idade, compôs sua primeira ópera, em um ato, "Don Sancho". Conheceu Chopin, Berlioz, Lamartine, Victor Hugo, George Sand e Heinrich Heine, e se familiarizou com o romantismo. Sua fama com as mulheres também era grande. Foi para a Suíça, em 1835, com a condessa Marie D'Agoult, com quem teve três filhos.

 

Ouça aqui as melhores composições de Liszt. http://youtu.be/lvfHYFjmG8I

 

 

Em 1842 mudou-se para Weimar, abandonando a carreira de solista para assumir o cargo de diretor musical da Ópera. Foi lá que nasceu seu interesse pela música orquestral e que conheceu o compositor Richard Wagner, futuro marido de sua filha Cosima. Em Weimar ele viveu, em 1848, um romance com a princesa Caroline Sayn-Wittgenstein. Em 1858, aborrecido com suas funções em Weimar e separado da princesa, Liszt foi para a Itália e se tornou membro da terceira ordem dos franciscanos em 1865. Nesse período dedicou-se a obras sacras.

 

Assista o video do Concerto para piano nº 1: http://youtu.be/tZWGCfy-dTY

 

 

Liszt escreveu duas sinfonias, a "Sinfonia Dante", inspirada na "Divina Comédia" de Dante Alighieri, e a "Sinfonia Fausto", composta por diferentes quadros que caracterizam as personagens de "Fausto", do escritor alemão Goethe. O compositor morreu na casa de Wagner, em Bayreuth, a 31 de julho de 1886, sendo considerado o maior pianista do século 19.

 

Confira um breve documentário sobre o compositor: http://youtu.be/yVgDThpNmPE

 

 

 

Frase Liszt