ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Jovens talentos da música clássica

Última modificação : Quinta, 12 Fevereiro 2015 17:33


 


O jornal O Globo ouviu 15 compositores de renome que citaram alguns jovens que prometem brilhar como talentos da música de concerto no Brasil. Entre os mais votados, destaque para Nikolai Brucher, Vicente Alexim, Paulo Guicheney e Luciano Leite Barbosa.

 

 

Nikolai Brucher, de 30 anos, estudou composição por um ano na Escola Superior de Música de Munique. Antes disso, ele dava aulas de música num projeto social de ensino em Barra Mansa. Ele diz que sua maior preocupação como compositor é fazer um trabalho que tenha significado para outras pessoas, além de si mesmo. Seu primeiro instrumento foi o piano, que começou a estudar com 16 anos, mas só o levou a sério a partir dos 18, mesma idade em que começou a compor. Seu interesse pela música vem da audição de discos de seu pai. Depois do piano, aprendeu também a tocar trompete e viola.

Confira aqui o trabalho de Nikolai Brucher: http://youtu.be/K34Y5szzoEU

 

 

Vicente Alexim, de 22 anos, começou a compor informalmente na adolescência. Porém, ele admite que nada do que escreveu com aquela idade tem qualidade suficiente para ser aproveitado hoje. Seu primeiro instrumento foi a flauta doce, que adotou aos 6 anos. Ele afirma que sua ambição é fazer uma música que utilize novos recursos e exija pesquisa de linguagem, mas que possa ser acompanhada pelos ouvintes sem dificuldade.

 

Ouça 'Acácia-branca', de Vicente Alexim: http://youtu.be/pHndVud5DYA

 

 

Paulo Guicheney, de 34 anos, começou a estudar piano aos 18, com o professor Luiz Medalha, mas logo abandonou qualquer pretensão de se aprofundar nesse instrumento para seguir uma carreira de compositor, já que, segundo ele mesmo, seu interesse, ao tocar uma obra, era nos mecanismos de sua criação. Fez graduação e mestrado em composição e hoje dá aula na Universidade Federal de Goiás. Antes de começar seus estudos de piano, ele tocou rock por pura diversão. Ele descreve suas obras como variadas, algumas delas "duras ao ouvido" e outras "bastante consonantes e agradáveis".

 

Ouça 'Anjos são mulheres que escolheram a noite', de Paulo Guicheney. http://youtu.be/7O06zUtCGsU

 

 

Luciano Leite Barbosa, de 27 anos, começou a compor aos 19 anos, quando passou a integrar o coral do Centro Educacional de Niterói. Até então, nunca havia estudado música, apenas tocado guitarra e violão sem qualquer pretensão. Pensava em cursar Psicologia. Ele conta que seu trabalho na música erudita é muito inspirado no do francês Pierre Boulez, com atenção especial para riqueza de timbres e ressonância.

 

Conheça o trabalho de Luciano Leite Barbosa. http://youtu.be/7qvdKgvuKdk