Um dos mais significativos precursores do violão é a vihuela, um instrumento de cordas tangidas com seis ou sete cordas duplas, popular nos séculos XV e XVI. A vihuela é associada intimamente à Espanha e áreas sob sua influência, embora tenha sido usada, também, na Itália e em Portugal.
Na aparência, a vihuela é muito próxima ao violão moderno. Ela tem um corpo característico, em forma de "8", um braço comprido e mão inclinada para trás em um ângulo discreto. Rosetas, frequentemente, eram colocadas no corpo do instrumento e funcionavam como aberturas. A vihuela tinha trastes, usando 10 extensões de tripa amarradas em volta do braço para pressionar a corda. Como o alaúde, as seis cordas duplas seguiam o padrão de afinação de quarta-quarta-terça maior-quarta-quarta.
O motivo pelo qual a vihuela foi tão popular na Espanha renascentista numa época em que o alaúde era usado no resto da Europa, para os mesmos propósitos, não está claro. Todavia, a forte associação do violão com a Espanha começou nessa época e a paixão espanhola pela vihuela foi responsável por sua introdução na América Latina durante sua colonização.
Artigos relacionados:
Fonte:
Manual dos instrumentos musicais, Editora Irmãos Vitale