ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Música na Oceania e Austrália

Última modificação : Sexta, 09 Outubro 2015 16:21



 

Espalhadas pela vastidão das águas profundas do oceano Pacífico estão milhares de ilhas. Suas tradições musicais estão intimamente relacionadas ao mar. No passado, os povos que viviam nessa região, conhecida como Oceania, viajavam com suas canoas de ilha para ilha. Eles levavam consigo seus tambores, flautas e apitos. Assim foram povoando as diversas ilhas como Papua-Nova Guiné e o Havaí. Sua música também possui cantos que evocam auxílio à navegação.

 

Considerados um dos povos mais antigos sobre a face da terra, os aborígenes chegaram à Austrália há aproximadamente 50 mil anos. Exatamente como na cultura musical dos povos da Oceania, boa parte de sua música baseia-se no uso da voz e de sons naturais, por exemplo batidas de palmas e de pés. Muitas canções e danças contam como o mundo foi criado.

 

Provavelmente seus rituais e instrumentos musicais não mudaram muito nos últimos milênios.

 

A música, o canto e a dança foram essenciais para a vida dos aborígenes australianos. Figuras rupestres mostram figuras tocando o didgeridoo e realizando danças cerimoniais. O didgeridoo, espécie de trombeta primitiva, é feito de galhos secos de árvores escavadas por cupins. Tradicionalmente, só os homens tinham a permissão para tocar esse instrumento aborígene sagrado.

 

Em uma dança cerimonial em Papua-Nova Guiné o ritmo é mantido por um tambor kundu, em forma de ampulheta. A música dessa ilha possui tanto cantos de guerra e de exortação com uivos quanto uma música mais calma para flauta e percussão.

 

Os cantos e gritos da dança de guerra, ou haka, dos Maori da Nova Zelândia também são acompanhados com batidas de pé e caretas incomuns. Às vezes os guerreiros mostram suas línguas.

 

Cantores havaianos numa festa sagrada tocam seus tambores feitos com cabaças de grandes frutos secos e ocos. Suas canções são dirigidas aos deuses e podem ser acompanhadas pela dança chamada hula.

 

O zumbidor é usado há mais de 25 mil anos por povos do mundo todo. Normalmente feito de madeira e preso a uma certa extensão de corda, ele produz um som gritante quando puxado com velocidade pelo ar. Acredita-se que a decoração do zumbidor de Papua-Nova Guiné possua poderes mágicos que podem exorcizar maus espíritos.

 

 

 

 

Fonte:

O Mundo Maravilhoso da Música, Editora Melhoramentos