ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Verdi | Programação especial

Última modificação : Terça, 17 Fevereiro 2015 12:59



 

Giuseppe Verdi nasceu em uma família humilde. Depois de revelar interesse pela música, ganhou do pai uma espineta (antigo instrumento de teclado e corda, semelhante ao cravo), comprada com grande sacrifício. De notável talento e com muito estudo, Verdi se tornou um dos compositores mais influentes do século XIX. Compositor italiano, Giuseppe Verdi nasceu em Roncoli, perto de Busseto (Parma), a 10 de outubro de 1813 e morreu em Milão a 27 de janeiro de 1901. De família humilde, o menino teve contato com a música ao aprender tocar órgão. Sob a proteção de um comerciante, que lhe financiara os estudos, seguiu para Milão. Apesar de ser recusado pelo Conservatório, graças a seu apoiador, estudou com professores particulares e aprimorou seu talento.Continue lendo

Confira “Brindisi from La Traviata”:
http://bit.ly/RAs49j


A produção de sua primeira ópera, Oberto, foi feita no Teatro alla Scala de Milão em novembro de 1839, alcançando pouco sucesso. Após a produção, Bartolomeo Merelli, empresário do Teatro alla Scala, ofereceu a Verdi um contrato de mais dois trabalhos. Enquanto ele trabalhava em sua segunda ópera, Un Giorno di Regno, sua esposa faleceu. A ópera, porém, foi um fracasso. Verdi caiu em desespero e prometeu que não iria mais compor.

 

Aproveite e ouça a Aria "Ei Tarda ancor!...L'orror Del Tradimento":http://youtu.be/Ws_Q968nzPk

 

 

Durante muitos anos, as óperas de Verdi só foram representadas na Itália. Mas por volta de 1920 surgiu, sobretudo na Alemanha, uma “renascença de Verdi”, que descobriu, naquelas obras, notáveis belezas musicais: Ernani (1844), libreto tirado do Hernani de Victor Hugo; MacBeth (1847), com libreto tirado de Shakespeare; I Masnadieri (1847; Os Bandoleiros) e Luisa Miller (1849), com libretos segundo dramas de Schiller. Nessas obras Verdi já é o maior representante italiano do Romantismo musical.

 

Confira trecho de introdução da composição Jerusalem: http://bit.ly/1b0JHcy

 


A última ópera de Verdi, Falstaff, foi baseada em The Merry Wives of Windsor de Shakeaspeare e uma tradução de Victor Hugo. Essa ópera teve um sucesso internacional e é uma das supremas óperas cômicas, que mostra a genialidade de Verdi no contraponto.   Enquanto estava hospedado no Grande Hotel de Milão, Verdi sofreu um derrame, dia 21 de janeiro de 1901. Ele faleceu seis dias depois, em 27 de janeiro de 1901. Após sua morte, toda sua fortuna foi direcionada a uma instituição que ajudava músicos pobres.

 

Saiba mais sobre Falstaff: http://bit.ly/1i7nFqB

 

Vídeo do Finale de Falstaff : http://youtu.be/7E4S-E2qAX8

 

 

 

frase verdi