ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Léo Delibes | Curiosidades

Última modificação : Terça, 30 Agosto 2016 15:05




Biografia

Clément Philibert Léo Delibes é o maior compositor francês de música para balé. Especializou-se nas óperas cômicas e operetas (de temáticas leves), embora tenha sido reconhecido também pelas suas óperas sérias. Suas músicas suaves, refinadas, se harmonizavam com o gosto da corte e da aristocracia do Segundo Império francês: Delibes é um compositor típico do palco, do teatro.

 

 

Pseudônimo
Por volta de 1848 Léo Delibes trabalhou como crítico de teatro no jornal "O Gaulês", assinando sob o pseudônimo de Eloi Delbès. Nesse mesmo período passou a escrever inúmeras operetas, mantendo a média de uma por ano, a maior parte para o teatro.


Registros variados

Rapidamente popularizadas, tanto "Coppélia" como "Sylvia" foram publicadas com versões diferentes na época em que foram lançadas. Isso gerou um grande número de arranjos novos em cada uma das obras. A maior parte das produções atuais, no entanto, consulta a versão original de Léo Delibes.


O melhor balé

Não só alguns críticos julgam que "Sylvia" é o melhor balé de Léo Delibes, superior ao "Lago dos Cisnes" de Tchaikovsky. O próprio compositor russo teria feito essa declaração publicamente.


Amigos de palco
Além de Tchaikovsky outro artista que admirava Léo Delibes foi Bizet. O reconhecimento era recíproco, tanto que o Delibes esteve presente na estréia de "Carmem" e de "Os pescadores de Pérola".


Teatro Garnier
"Sylvia", de Léo Delibes, foi o primeiro balé apresentado no teatro Garnier, em Paris. Essa obra é um marco porque teria lançado uma ideia de emancipação do personagem feminino, que dominou a dança romântica no século 19.