ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Nelson Freire

Última modificação : Sábado, 14 Fevereiro 2015 18:22


 


Apaixonado pela música, desde muito pequeno Nelson se interessou pelo piano por causa da irmã mais velha, Nelma Freire Brito, que estudava o instrumento na escola. Na atualidade, Nelson é um dos maiores intérpretes do mundo. Seus solos lotam as salas de concerto dos países onde se apresenta.


Nascido na cidade mineira de Boa Esperança, desde menino mostrou excepcional talento para a música e para o piano. Estudou com Nise Obino e Lúcia Branco, às quais deve a sólida educação musical e pianística que obteve no Brasil. Nelson fez sua primeira apresentação pública aos quatro anos de idade. Aos doze, interpretando o “Concerto Imperador” de Beethoven, foi premiado no I Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro, de cuja comissão julgadora participavam, entre outros, Guiomar Novaes, Marguerite Long e Lili Kraus. Esse prêmio lhe valeu uma bolsa de estudos do governo brasileiro para prosseguir sua formação musical em Viena, sob a orientação de Bruno Seidlhofer.

 

Confira uma apresentação de Nelson Freire para uma composição de Chopin. http://bit.ly/1uW37bY

 

 

Em sua estreia na Academia de Música de Viena, aos 15 anos de idade, Nelson Freire interpretou a Sonata em Fá sustenido menor de Brahms impressionando profundamente  professores e alunos da instituição. Apresentou-se em mais de cinquenta países, nas cidades mais importantes dos cinco continentes. Em 1964 venceu o Concurso Internacional Vianna da Motta, em Portugal, e conquistou a Medalha Dinu Lipatti em Londres.

 

Veja neste vídeo a incrível desenvoltura do jovem Nelson Freire ao tocar uma composição de Sergei Vasilievich Rachmaninoff. http://bit.ly/1B3Uegz

 

 

Em cinco décadas de dedicação à música, Nelson Freire apresentou-se com inúmeros regentes ilustres. Com carreira amadurecida, o pianista embarcou em sua carreira internacional em 1959, dando recitais e concertos nas maiores cidades da Europa, Estados Unidos, América Central e do América do Sul, Japão e Israel. Trabalhou também com muitos dos mais prestigiados regentes, incluindo Pierre Boulez, Eugen Jochum e Lorin Maazel,.

 

Nesta apresentação, no Festival de Inverno de Campos do Jordão, Freire interpreta Sonata ao Luar, de Beethoven. Confira! http://bit.ly/1rmobqU

 

 

A imprensa internacional o aclama como um dos maiores pianistas de nosso tempo e não cessa de compará-lo a figuras lendárias da história do piano. Sua carreira estende-se por mais de 50 anos e já levou o artista às melhores salas de concerto do mundo. Apesar de seu enorme prestígio, Nelson Freire evita a fama e a vida social, dedica-se integralmente à música inspirando-se nos grandes pianistas que o impressionaram desde garoto, como Rachmaninov, Horowitz, Rubinstein e Guiomar Novaes.

 

Conheça mais sobre a história deste grande músico brasileiro neste documentário: http://bit.ly/1pbSoEx