PYOTR ILYICH TCHAIKOVSKY (1840 – 1893)
RUSSO – ERA ROMÂNTICA - 159 OBRAS
PIKOVAYA DAMA
Número de catálogo: Op.68 ; TH 10
Ópera em 3 atos, 7 cenas
Ano da composição: 1890
Data da estreia: 19 de dezembro de 1890, Teatro Mariinsky, São Petersburgo, Rússia.
Eduard Nápravník na regência
Libreto: Modest Tchaikovsky (1850–1916), irmão do compositor, com base na novela Pikovaya Dama (1834), de Aleksandr Pushkin (1799–1837)
Idioma: Russo.
Esta ópera chegou ao palco quase por acidente. O irmão de Tchaikovsky, Modest, escreveu o libreto em 1886 para outro compositor, que perdeu o interesse. Quatro anos depois, Tchaikovsky seria convencido a trabalhá-lo. Composta em 44 dias durante uma estada na Itália, seria sua ópera favorita.
Numerosas modificações de tom e de detalhe foram introduzidas na adaptação do poema de Pushkin, e elas tem sido objeto de severas críticas. A história de Pushkin é de fundo cínico, com um toque de grotesco, e seu herói um oficial frio e sem qualquer romantismo, interessado exclusivamente no segredo das cartas e preocupado com Lisa apenas na medida em que pode colocá-lo em contato com a condessa. Tchaikovsky e seu irmão transformaram Hermann em um personagem romântico, quase byroniano, tão apaixonado por Lisa quanto obcecado pelo jogo; ao mesmo tempo, fizeram de Lisa a neta da condessa, suscitando ainda um final trágico. É um fato que o libreto se afasta bastante do poema original, mas já não parece tão certo que não lhe esteja à altura.
Tchaikovsky também ambienta a ação cerca de 40 anos antes que Pushkin, para poder introduzir música de dança mozartiana. A música é abertamente romântica, mesmo quando o enredo se torna cada vez mais sombrio.
PAPEIS PRINCIPAIS:
São Petersburgo, Rússia, no final do século XVIII
. Hermann, tenor - Oficial do exército
. A Condessa, mezzo-soprano
. Lisa, soprano - Sua neta
. Pauline, contralto - Acompanhante de Lisa
. Príncipe Yeletsky, barítono - Noivo de Lisa
. Conde Tomsky, barítono - Oficial do exército
. Chekalinsky, tenor - Oficial do exército
. Surin, baixo - Oficial do exército.
Fontes:
Guia Ilustrado da Ópera Zahar
Kobbé, O Livro Completo da Ópera - Jorge Zahar Editor
IMSLP/Petrucci Music Library