ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

SOUSA, JOHN PHILIP (1854-1932)

Última modificação : Sexta, 14 Novembro 2014 18:26


 

AMERICANO - ESCOLA NACIONAL NORTE-AMERICANA - 250 0BRAS

 

(Washington, 06 de novembro de 1854 - Reading, 06 de março de 1932)

 

 

Compositor, regente, maestro de banda e patriota, John Philip Sousa era conhecido como o "Rei da Marcha". Compôs algumas das mais conhecidas peças para bandas militares, entre elas The Stars and Stripes Forever, marcha oficial dos Estados Unidos. Além de sua música para banda, que permanece imensamente popular ainda hoje, sua produção inclui cerca de 15 operetas e várias canções.

 

 

Depois que Sousa tentou fugir com um circo aos 13 anos, seu pai - trombonista militar - colocou-o como aprendiz junto aos Fuzileiros. Após sua dispensa em 1875, e um período como maestro de orquestras de teatro, voltou para assumir a regência da Banda dos Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. Formaria sua banda de grande sucesso em 1892, fazendo turnês pelo mundo e estabelecendo novos padrões de qualidade para a execução da marching band. Desde sua primeira composição publicada, em 1872, até a morte, Sousa compôs constantemente, e sua posição de bandleader deu-lhe ampla oportunidade de mostrar sua obra. Suas 135 marchas, várias celebrando locais ou eventos dos Estados Unidos, são repletas de melodias agradáveis, possuindo um toque peculiar e bem humorado.

 

John Philip Sousa é o inventor do sousafone *, hoje instrumento comum nas bandas marciais.

 

 

(*) Sousafone é um instrumento de sopro da família dos metais. Trata-se de uma tuba especial que o executante apoia no ombro para que possa executá-la enquanto anda ou marcha. É o maior dos instrumentos de sopro. Idealizado por Sousa que necessitava de um instrumento capaz de produzir sons graves durante a marcha.

 

 

 

 

 

Fonte:

Guia Ilustrado Zahar da Música Clássica