ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

CHILDREN´S CORNER

Última modificação : Sexta, 18 Novembro 2016 14:56


 

DEBUSSY, CLAUDE-ACHILLE (1862-1918)

FRANCÊS – ESCOLA NACIONALISTA FRANCESA – 227 OBRAS

 

Título original: Children's Corner

Título alternativo: Coin des enfants : petite suite pour piano seul

Número de catálogo: CD 119 ; L.113

 

Coletânea com 6 peças:

Doctor Gradus ad Parnassum

Jimbo's Lullaby

Serenade for the Doll

The Snow Is Dancing

The Little Shepherd

Golliwog's Cake-walk

 

Ano da composição: 1906-1908

Primeira apresentação da versão original (piano): 18 de dezembro de 1908, em Paris, com Harold Bauer como solista

Primeira apresentação da versão orquestral: 25 de março de 1911 - orquestração feita por André Caplet -, em Boston. Boston Symphony Orchestra sob regência de André Caplet

Primeira publicação: 1908 – Paris: Durand & Fils, Plate D. & F. 7188, 28 páginas

Dedicatória: Chou-chou (filha de Debussy) - Claude-Emma Debussy (1905-1919)

Estilo: Romântico.

 

 

Children´s Corner é uma suíte para piano solo formada por 6 peças, todas com o título em inglês. Este fato pode denotar a anglofilia de Debussy, como também pode ter sido uma maneira de homenagear a babá inglesa de Claude-Emma, na época com 3 anos de idade. Apesar do seu título, esta suíte não foi composta para o público infantil e requer, inclusive, um executante experiente devido ao grau de complexidade de algumas das peças. O título evoca o período da nossa infância, conforme podemos constatar a seguir:

 

Doctor Gradus ad Parnassum

O título lembra a coletânea de peças para piano Gradus ad Parnassum, de Muzio Clementi, a qual começa com uma peça bem similar ao Prelúdio em Dó maior (BWV 846) do Cravo Bem-Temperado I, de Johann Sebastian Bach. Doctor Gradus apresenta uma certa dificuldade técnica - cruzamento das mãos, por exemplo - e um estilo bem característico do impressionismo. Começa em Dó maior, passa para Ré bemol, finalizando em Dó maior.

 

Jimbo's Lullaby

Esta peça apresenta, também, um estilo impressionista, com uma pitada de humor. Normalmente uma canção de ninar é doce e suave, mas nesta peça, apesar da atmosfera calma e tranquila, temos uma valorização dos registros graves do piano.

 

Serenade for the Doll

Exceção ao estilo de Debussy, esta é uma peça extremamente simples, executada sem pedal e apresenta uma melodia delicada que evoca meninas brincando com suas bonecas.

 

The Snow Is Dancing

Peça que apresenta uma acentuada dificuldade técnica. É interessante perceber como Debussy nos passa a impressão de tristeza com a neve caindo. Apesar de ser em ré menor, apresenta harmonias dúbias.

 

The Little Shepherd

Peça no estilo pastoral e extremamente vivaz, contendo harmonias com um colorido significativo, alternando monofonia e polifonia.

 

Golliwog's Cake-walk *

Esta é a peça mais conhecida da suíte com sua música ao estilo das canções do ragtime, tão populares na época. Entretanto, no compasso 61 Debussy introduz uma mudança abrupta: de repente a música leve e sincopada para e o que se ouve é uma longa frase em legato que nos soa familiar. No meio do Golliwog's Debussy introduz a frase de abertura de Tristão e Isolda, de Wagner! Ele usa o motivo mais longo e exclui o que talvez seja a faceta mais relevante - o acorde de Tristão no final. Esse motivo aparece 4 vezes. Com isso, Debussy suavizou o tema dramático de Wagner, incluindo-o em uma peça do estilo do Golliwog's.

 

(*) Golliwog, golliwogg ou golly é uma boneca de pano negra de aspecto grotesco, personagem dos livros infantis do final do século XIX.

 

Cakewalk é uma dança afro-americana que se originou entre os escravos no Sul dos Estados Unidos. Podemos traduzi-la como "passo do bolo". Um bolo, ou pedaços de um bolo, eram oferecidos como prêmios para os melhores dançarinos entre os escravos e sendo o bolo um produto raro entre eles,a dança recebeu o nome de cake (bolo) walk (passo). A dança foi inventada como uma paródia satírica das danças formais da Europa.


 

Vídeo


 



 

Fontes:

Wikipedia.org (texto em inglês, minha tradução)

Utexas.edu (texto em inglês, minha tradução)

IMSLP/Petrucci Music Library