ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

HUMPERDINCK, ENGELBERT (1854-1921)

Última modificação : Segunda, 20 Julho 2015 16:47



ALEMÃO - ÓPERA ROMÂNTICA - C.230 OBRAS

 

(Siegburg, 01 de setembro de 1854 - 27 de setembro de 1921)

 

 

Humperdinck emergiu da sombra de Wagner, seu mentor e amigo, para criar um novo estilo de ópera alemã, baseado nos contos de fadas. Assessorou Wagner em Parsifal, e aprendeu bastante com ele sobre orquestração e escrita vocal, descobrindo sua originalidade no uso de simples canções infantis, especialmente em sua obra-prima Hänsel und Gretel.

 

Estudou arquitetura em Colônia. Passou a estudar música quando seu talento ficou evidente e foi incentivado a matricular-se no curso de composição, piano e violoncelo. Continuou os estudos em Munique, ganhando prêmios com suas primeiras composições, entre eles o Prêmio Mendelssohn. O reconhecimento pelas primeiras partituras levou-o em 1880 a Nápoles, onde Richard Wagner ficou tão impressionado que o nomeou seu assistente em Bayreuth em 1881-1882. Mesmo com essa forte influência, Humperdinck desenvolveu estilo e sonoridade próprios.

 

Um dos últimos compositores românticos alemães, imprimiu seu nome na história com Hänsel und Gretel, que estreou em Weimar regida por Richard Strauss, que a considerou "original, nova e autenticamente alemã". Tanto essa ópera quanto a posterior, Königskinder, ou Crianças reais, baseavam-se em contos de fada, trazendo novas fontes literárias e um novo universo sonoro ao mundo da ópera.

 

 

Fontes:

Guia Ilustrado da Música Clássica Zahar

Guia Ilustrado da Ópera Zahar