ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Quebra-Nozes, O

Última modificação : Domingo, 15 Fevereiro 2015 12:43




A obra “O Quebra-nozes”, uma tradição natalina em todo o mundo, é também, junto com A Bela Adormecida e O lago dos Cisnes, a composição mais célebre de Tchaikovsky. A obra estreou em dezembro de 1892 no legendário Teatro Mariinskii de São Petersburgo, sob a coreografia original de Lev Ivanov e o libreto de Marius Petipa. A história é inspirada no célebre conto de E.T.A. Hoffmann, “O quebra-nozes e o rei dos ratos”.

 

 

O ballet “O Quebra Nozes” conta a história da menina Clara, que ganha do padrinho um quebra-nozes em formato de soldadinho e se encanta pelo presente. Ela fica desolada, no entanto, quando um de seus irmãos, que fica enciumado toma-lhe o brinquedo, atira-o ao chão e bate-lhe com o pé, quebrando-o. O padrinho a consola e conserta o brinquedo. Ela vai dormir e, a partir daí, a magia toma conta do ballet.

 

Aqui você assiste A Valsa das Flores: http://youtu.be/1gKVEivBD-c

 

 

“O Quebra Nozes”: Depois de adormecer, a pequena Clara acorda no meio da noite e para sua surpresa todos os seus brinquedos ganham vida. Com um pequeno detalhe: ela passa a ser perseguida por um exército de ratos.Desencadeia-se então uma batalha entre os ratos e os soldados, liderados pelo Quebra-nozes. Vencido o exército dos ratos, Clara e o seu Quebra-nozes empreendem uma caçada ao Rei dos ratos no Pais das Neves e em outros lugares mágicos, onde vivem extraordinárias aventuras.

 

Veja aqui A Dança da Fada Açucarada: http://youtu.be/Wz_f9B4pPtg

 

 

“O Quebra-nozes” é, assim, uma fábula que fala da saudade da infância perdida e do contraste entre a realidade do mundo dos adultos e o mundo dos sonhos das crianças.Graças ao seu colorido, à extraordinária imaginação com que são caracterizadas as personagens e as suas aventuras, e à inesquecível música de Tchaikovsky, “O Quebra-Nozes” é um dos ballets mais representados do mundo.

 

Aqui você encontra a versão completa da obra: http://youtu.be/gJgJPhw4cvc

 

 

Em 2012, a obra “O Quebra Nozes” completou 120 anos e ganhou uma merecida homenagem do Google. O maior site de buscas do mundo transformou seu Doodle para relembrar a obra do compositor russo Tchaikovsky. A imagem (abaixo) representava um casal de bailarinos e alguns brinquedos que ganham vida no espetáculo.


Doodle QuebraNozes

 

 

Quer conhecer a Suíte Quebra-Nozes? Saiba mais: http://bit.ly/1vS4GdT