ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Nikolai Rimsky-Korsakov

Última modificação : Domingo, 18 Março 2018 11:24



 

Nikolai Rimsky-Korsakov deixou o nome gravado na história da música clássica. Um dos compositores mais influentes da escola nacionalista romântica, ele foi responsável por recuperar, de maneira inovadora, a cultura tradicional russa e revolucionar a orquestração musical. Continue lendo sobre o compositor

 

De origem aristocrática e família conservadora, Nikolai Rimsky-Korsakov nasceu em 1844, na cidade de Tikhvin da Rússia czarista. Ainda muito pequeno, teve o primeiro contato com a música por meio de danças populares, apresentadas em reuniões familiares por quatro judeus. Aos seis anos, encantado com a descoberta, aprendeu a tocar piano, e já possuía perfeito ouvido para a música. No entanto, pouco ligava para isso: o sonho de Nikolai era forma-se oficial da Marinha, a exemplo do irmão.

 

Aqui você encontra o contagiante Capriccio Espagnol Op 34

 

 

Aos 12 anos, Nikolai Rimsky-Korsakov matriculou-se na Escola Naval de São Petersburgo, então capital do Império Russo. Foi a partir deste momento que ele começou a frequentar óperas e concertos sinfônicos. Ao se dar conta que a música era uma de suas paixões, Nikolai sentiu necessidade de retomar as aulas de piano. Nesta época, foi apresentado ao compositor Mily Balakirev, um dos "cabeças" do círculo musical do país. Ao perceber o talento do rapaz, Balakirev o encorajou a compor uma sinfonia.

 

Confira a composição Sheherazade

 

 

Durante o último ano de estudos na Escola Naval (1861-1862), animado com a possibilidade de tornar-se um compositor, Nikolai Rimsky-Korsakov deu início ao trabalho recomendado por Balakirev. No entanto, a mãe e o irmão (o pai havia morrido em 1862) o convenceram a seguir a carreira naval. O jovem concordou com a família e partiu com a Marinha para um cruzeiro-treinamento, esperando, em vão, que pudesse compor a bordo do navio e concluir a sinfonia. A viagem durou quase três anos e o ambiente não permitia criações artísticas. Durante este tempo ele visitou diversos países e viu diferentes aspectos da natureza. Todas essas paisagens ficaram guardadas em sua memória, o que, mais tarde, serviria de fonte de inspiração para muitas de suas composições.

 

Aqui você encontra o primeiro movimento da Sinfonia nº 1 em mi menor, Op. 1

 

 

A atividade musical de Rimsky-Korsakov não possui apenas trabalhos de criação. De 1871 até os últimos anos da vida, ele foi professor do Conservatório de São Petersburgo. Também ocupou o posto de inspetor de bandas da Marinha por dez anos (1873 a 1883), trabalhou como diretor da Escola Livre de Música (de 1874 a 1881) e foi assistente do diretor da Capela Imperial (1883 a 1893). No início do século 20, Rimsky-Korsakov já era a personalidade musical mais destacada da Rússia czarista. Ele morreu em 1908, em Lyubensk, aos 64 anos, devido a problemas no coração. O corpo do músico está enterrado no cemitério de Tikhvin, sua cidade natal. As memórias do compositor foram publicadas postumamente, em 1909.

 

Confira a cena final da ópera The Legend of the Invisible City of Kitezh