ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Claudio Arrau

Última modificação : Domingo, 18 Março 2018 11:12



 

Claudio Arrau foi um dos principais pianistas do século XX. O seu prodigioso talento era tal que deu o seu primeiro recital público em Santiago, com a idade de cinco anos. Quando tinha nove anos foi enviado, com o apoio do Governo do Chile, para estudar em Berlim, onde foi aluno de Martin Krause.

 

 

Nascido em 6 de fevereiro de 1903 em Chillán, no Chile, o pianista Claudio Arrau foi um dos grandes nomes da música clássica do século passado. Filho de um oftalmologista e de uma professora de piano, é conhecido pelas suas interpretações de um vasto repertório, abrangendo compositores desde o barroco até o séc. XX e é considerado um dos maiores pianistas do século passado.

 

Confira uma interpretação de Arrau para a Sonata nº 23 em fá menor, "Apassionata", de Beethoven: http://youtu.be/Tdg-DT8rTUQ

 

 

Claudio Arrau deu o seu primeiro concerto aos cinco anos e, aos sete, com a ajuda de uma bolsa de estudo dada pelo governo chileno, foi para a Alemanha para estudar no Conservatório Stern, de Berlim. O maestro Martin Kraus, seu professor, referiu-se a ele dizendo: “Este menino vai ser a minha obra-prima”. Aos 11 anos já tocava os Estudos Transcendentais, de Liszt, considerada uma das mais difíceis obras para piano. Com essa idade também já tocava as Variações Paganini, de Brahms.

 

Neste vídeo Claudio Arrau interpreta os Noturnos de Chopin: http://bit.ly/1yxhBgr

 

 

Nos anos 30, Arrau deu interpretações célebres das obras de teclado inteiras de Johann Sebastian Bach em 12 recitais, de Mozart em mais de 5 recitais, e seguiu com os ciclos de Schubert e Weber completos. Em 1938, pela primeira vez, Arrau interpretou as sonatas para piano de Beethoven completos em concertos na Cidade do México. No ano seguinte, casou-se com a mezzo soprano Ruth Schneider, de nacionalidade alemã, com quem teve três filhos.

 

Confira outra apresentação com todo o talento de Arrau interpretando o Concerto para piano nº 5, "Imperador", de Beethoven http://youtu.be/FKhRyGeyMYg

 

 

Arrau morreu em 1991, com a idade de 88, em Mürzzuschlag, Áustria, de complicações de uma cirurgia de emergência para corrigir uma obstrução intestinal. Seus restos mortais foram enterrados em sua cidade natal, Chillán, Chile.

 

Aqui você encontra o vídeo de Claudio Arrau interpretando Années de pélerinage, de Franz Liszt: http://youtu.be/acyszPPlqic