ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Guiomar Novaes

Última modificação : Quarta, 23 Setembro 2015 16:18



 

Uma das mais importantes instrumentistas de sua geração, Guiomar Novaes foi a primeira brasileira a consolidar uma carreira de prestígio internacional. Nasceu na cidade de São João da Boa Vista e, com 4 anos, morando em Campinas, aprendeu a tocar piano com as irmãs mais velhas. Continue lendo


 

Aos 7, em São Paulo, Guiomar Novaes começou a estudar música com Luigi Chiaffarelli e em 1908 fez sua estreia como profissional no Rio de Janeiro. Conseguiu uma bolsa do governo de São Paulo para continuar os estudos em Paris. Na França, obteve o primeiro lugar no concurso de admissão do Conservatório Nacional de Música, dirigido por Gabriel Fauré. Um marco importante em sua carreira ainda em fase inicial.

 

Ouça a interpretação da pianista para a obra Fantasiestücke, Op. 12, de Schuman:

http://youtu.be/_4Pyz7bSqfg

 

 

Aluna de Isidor Philipp, Guiomar Novaes fez sua primeira apresentação europeia em 1911, com um recital na sala Érard, em Paris. Quatro anos depois tocou nos Estados Unidos, país no qual, no decorrer de quase 70 anos de carreira, fez mais de 500 espetáculos, sempre com sucesso de crítica e público. Famosa como intérprete de compositores românticos, em especial Chopin, preocupou-se também com a divulgação da música brasileira, particularmente de Heitor Villa-Lobos.

 

Ouça aqui interpretação de Guiomar para a obra Ballade in F minor, opus 52, n°4, de Chopin:

http://youtu.be/VDHJWsWFTg4

 


Para alguns, a genialidade de Guiomar Novaes era um mistério psicológico, um milagre musical. "Toca como se algum espírito estivesse soprando em seu ouvido os segredos mais profundos de toda a harmonia", escreveu um crítico do Times, dos Estados Unidos.

 

Confira outro bom momento da pianista, agora interpretando a Sonata "Les Adieux", de Beethoven: http://youtu.be/2TgV6PRnOcA

 

 

No dia 21 de fevereiro de 1914, portando uma gloriosa bagagem, Guiomar Novaes reaparece na sua terra, São João da Boa Vista. Não tinha sido a vinda de Guiomar a São João devidamente divulgada e a cidade deixou de promover uma recepção popular, como era de se esperar.

 

Ao chegar disse: "Assim como o tempo da infância é o melhor tempo de nossa vida, a cidade em que nascemos, é o mais belo recanto do mundo.". Nessa mesma noite, no Centro Recreativo Sanjoanense, ao lado da casa onde ela havia nascido, teve o lugar o Concerto de Guiomar Novaes, realizado em benefício das obras da Igreja Matriz de São João. Guiomar Novaes morreu em 7 de março de 1979 em São Paulo.

 

Confira um trecho do documentário sobre a vida da pianista: http://youtu.be/-LgmPbSofc0




Frase GuiomarNovaes