ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Trompete | Curiosidades

Última modificação : Sexta, 10 Abril 2015 17:30



 

Os trompetes foram encontrados pela primeira vez nos túmulos dos Faraós no Egito. Na câmara mortuária do túmulo do Tutankhamon, por exemplo, foram encontrados dois trompetes: um de prata e outro de cobre. O instrumento foi decorado com um painel que mostra o rei usando uma Coroa Azul e segurando o cetro da realeza. Ele se encontra em pé diante da figura do Deus Ptah, ao passo que Rá-Harakhti está postado nas suas costas. Estes trompetes são datados de aproximadamente 1350 a.C.29

 

No dia 31 de Outubro de 2009, em Tondano, na Indonésia, Benny J. Mamoto entrou para o Guinness Book ao construir o maior trompete do mundo, com cerca de 32 metros de comprimento.

 

O chamado Efeito Doppler acústico foi comprovado com o auxílio do som do trompete. Em 1845, o meteorologista holandês Christoph Hendrik Diederik Buys Ballot, em uma experiência realizada na linha férrea Utrecht-Maarsen, observou que o som de um trompete colocado em um vagão-plataforma de um trem em movimento nessa linha se tornava mais alto para um observador que se encontrava próximo ao trilho, à medida que o trem se aproximava dele, e diminuía quando o trem se afastava, comprovando assim a teoria.

 

 

Aqui você encontra o Museu virtual dos trompetes de bolso (página em inglês "Pocket Cornets")

 

 



 

Fonte:

pt.wikipedia.org (página acessada em 18/03/2015)