ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

HORA ESPANHOLA, A

Última modificação : Sexta, 10 Abril 2015 17:31


 

MAURICE RAVEL (1875-1937)

FRANCÊS – ESCOLA NACIONALISTA FRANCESA/IMPRESSIONISMO - 88 OBRAS

 

L'Heure espagnole, M.52

 

A Hora Espanhola ("L'Heure espagnole"), deliciosa comédia musical em um ato e 21 cenas para cinco solistas e orquestra, composta por Maurice Ravel em 1907. Foi dedicada à Madame Jean Cruppi.

 

Sua obra uniu a tradicional elegância francesa das formas a uma fantasia transbordante e a um colorido que lembram a música popular espanhola. A influência peninsular é marcante tanto em A Hora Espanhola, como em sua Rapsódia Espanhola (1907) e em seu famoso Bolero (1928).

 

Composta a partir de uma peça teatral de Franc-Nohain (1872-1934), A Hora Espanhola é a primeira comédia musical (preferia esta denominação à ópera) de Ravel e, com pouco menos de uma hora de duração, estreou em 1911 no Opéra-Comique de Paris em um programa duplo com Thérèse, de Jules Massenet. Não agradou o público, sendo considera picante demais e, mesmo, "pornográfica". Depois de uma temporada inicial de nove representações não foi reapresentada até ser montada novamente pela Ópera de Paris, em 1921, e depois nos Estados Unidos. Aos poucos, as restrições iniciais foram sendo superadas e suas qualidades reconhecidas.

 

 

Vídeo