ALBAN BERG (1885-1935)
AUSTRÍACO - segunda escola vienense - 83 obras
Ópera em prólogo e três atos
Ano da composição: 1928-1935: Ato III concluído por Friedrich Cerha, em 1974
Data da estreia da versão incompleta (dois atos) deixada pelo compositor: 02 de junho de 1937, em Zurique, com regência de Denzler.
A versão integral, com o terceiro ato concluído por Friedrich Cerha, estreou no Ópera de Paris, em 1979, som regência de Pierre Boulez.
Libreto: Berg, com base nas peças Erdgeist (1895) e Die Büchsë der Pandora (1903), de Frank Wedekind.
Considerada um marco da ópera atonal, embora ao morrer, em 1935, Berg tivesse orquestrado apenas os dois primeiros atos. O terceiro e último ato seria completado cerca de 40 anos depois pelo austríaco Friedrich Cerha. Formalmente precisa e complexa, mas também rica em desdobramentos psicológicos, é ainda hoje uma ópera chocante, construída em torno de um anjo negro de forte carisma sexual, Lulu. Para alguns, temas como obsessão, luxúria, males desfigurantes e violência são gratuitamente escandalosos. Mas Berg compunha na Viena de Sigmund Freud, onde a hipocrisia moralista nutria desejos inconfessáveis. A destemida Lulu ainda hoje sobe aos palcos como um animal selvagem que acaba de ser solto da jaula. Desde 1979, a versão completa vem sendo apresentada em grandes teatros de ópera de todo o mundo.
A Real Escola de Equitação da Dinamarca, no Palácio de Christianborg, foi o cenário de uma montagem de Travis Preston em 1996. Na cena do camarim do teatro, no Ato I, a soprano americana Constance Hauman (Lulu) cantava nua.
Friedrich Cerha - Nascido em Viena em 1926, o compositor austríaco foi membro ativo da vanguarda artística da cidade nas décadas de 50 e 60. Valeu-se das anotações de Berg e da orquestração parcial do Ato III para concluir Lulu em 1974. A versão integral da ópera foi montada pela primeira vez em Paris em 1979, sob a regência de Pierre Boulez. Entre as óperas de Cerha encontra-se Baal, baseada na peça de Bertold Brecht de 1923.
PAPEIS PRINCIPAIS
O atelier de um pintor, salas de estar, o camarim de um teatro, um cassino em Paris e um sótão em Londres
. Lulu, soprano - Uma dançarina sedutora
. Dr. Schön/Jack o Estripador, barítono - Diretor de um jornal/Assassino
. Condessa Geschwitz, mezzo-soprano - A noiva lésbica de Schön
. Alwa, tenor - Um compositor, filho do Dr. Schön
. Schigolch, baixo - Um velho que se passa por pai de Lulu
. O Pintor/O Negro, tenor - Segundo marido de Lulu/Cliente sexual
. O Príncipe/O Marquês, tenor - Cortejador de Lulu/Proxeneta que trai Lulu
. O Domador/O Acrobata, baixo - Apresentador da ópera/Apaixonado por Lulu.
FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
. Guia Ilustrado da Ópera Zahar, Edição Brasileira de 2010, Jorge Zahar Editor
. Kobbé O Livro Completo da Ópera, Edição Língua Portuguesa de 1991, Jorge Zahar Editor