ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Bedrich Smetana

Última modificação : Sábado, 02 Março 2019 16:49



 

Considerado o fundador da escola tcheca de composição, Bedrich Smetana, nasceu na Boêmia em 2 de março de 1824. Cresceu falando alemão e dando aulas de música para uma família de aristocratas em Praga. Aos cinco anos, Bedrich já tocava em quartetos e aos seis anos deu seu primeiro concerto público.


Continue lendo sobre o compositor

 

 

A vida de Bedrich Smetana foi uma sequência de desgraças, começando com o fracasso da Revolução de 1848, que abateu o nacionalismo tcheco. Franz Liszt, sempre disposto a ajudar os novos talentos, arranjou para Smetana, em 1856, um cargo fora do país, como regente da orquestra de Göteborg (Suécia). Em 1859, contudo, o compositor voltou para sua terra, tendo de lutar contra dificuldades familiares e financeiras - e contra as intrigas dos rivais.

 

Ouça aqui o melhor do compositor: https://youtu.be/P7kJp6suBMw


 

Durante seu exílio, Bedrich Smetana perdeu a mulher, vítima de tuberculose, e casou-se novamente com Bettina Ferdinandova. Com foco na carreira, a primeira obra notável de Smetana foi o sombrio "Trio para piano e cordas em sol menor", de 1855, escrito depois da morte do seu filhinho.


Aqui você encontra o vídeo da composição: https://youtu.be/1I50dagQCSY


 

Anos mais tarde, Bedrich Smetana fez a tentativa de escrever música de programa para quarteto de cordas. O belo "Quarteto em mi menor", denominado "Da minha vida", de 1876, é o primeiro quarteto autobiográfico. Quanto à última obra do compositor, o "Quarteto em ré menor", trata-se de um experimento audacioso que busca notar o mundo caótico de sons na mente de um surdo.

 

Ouça aqui o 1º movimento Quarteto em mi menor: https://youtu.be/mujLDuqI5Pc

 

Saiba mais sobre essa obra

 

 

A fama de Smetana ficou, durante sua vida, limitada à Boêmia. Contudo, em 1892, quando o compositor já estava morto, o elenco de Praga representou "A noiva vendida", em Viena. O sucesso foi tão grande que a ópera pertence hoje ao repertório internacional. A crítica musical tcheca considera Smetana como o mais nacional dos compositores nacionais. E ele teve notável influência nas obras de Antón Dvorák e Leo Janácek.

 

Confira outro clássico do compositor, The Moldau: https://youtu.be/l6kqu2mk-Kw