ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Ernst Widmer | 30 anos do falecimento

Última modificação : Sexta, 03 Janeiro 2020 15:14


 

 

ERNST WIDMER

03/01/1990

(Aarau, 25 de abril de 1927 - Aarau, 03 de janeiro de 1990) foi um compositor, regente, pianista, professor e pedagogo musical suíço-brasileiro.

 

Veio para o Brasil, em 1956, a convite de Hans-Joachim Koellreutter - fundador dos Seminários de Música da Bahia - atualmente Escola de Música da Universidade Federal da Bahia.

 

Em Salvador, onde passaria a metade da sua vida, Widmer foi professor titular da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Lecionou composição, orquestração, improvisação, teoria, percepção e educação musical, regente do Madrigal da Universidade Federal da Bahia e professor

 

Widmer idealizou os Cursos de Música Nova e as Apresentações de Compositores da Bahia. Foi mestre de três gerações de regentes e compositores de distintas tendências, dentre os quais se incluem Benito Juarez, Lindembergue Cardoso, Fernando Cerqueira, Jamary Oliveira, Carlos Veiga, Tom Zé, Marco Antônio Guimarães, Agnaldo Ribeiro, Paulo Costa Lima e muitos outros. Foi também o mentor de um importante movimento musical que, em 1966, deu origem ao Grupo de Compositores da Bahia.

 

Ainda nos anos 1960, naturalizou-se brasileiro.

 


Vídeo


 

Copyright © Concertino 

Todos os direitos reservados 

 

 

 

AQUI VOCÊ ENCONTRA MAIS DATAS COMEMORATIVAS