O fliscorne (do inglês flugelhorn, nome disseminado no Brasil; em alemão Flügelhorn) é um instrumento de válvulas, da família dos metais, em registro alto, muitas vezes chamado de "trompa em mi bemol" - família dos trompetes - porém tendo uma campânula mais cônica, em contraposição à do trompete, que é mais cilíndrica, e sua volta do tubo é também mais espaçosa.
A origem do nome Flügelhorn vem do alemão flügel (asa; ala) e horn (chifre; corne; trompa). O instrumento foi originalmente concebido nos meios militares, para comandar as alas da infantaria e da cavalaria, de maneira análoga a uma corneta.
Antes, era recurvado em forma de meia-lua e mais tarde tornou-se enrolado de maneira semelhante ao trompete mas com tubo cônico. Como instrumento antigo possuía chaves que mais tarde foram substituídas por pistões.
O fliscorne é um instrumento musical com um timbre diferenciado, mais suave, com afinação em si bemol, fabricado com tubo de bitola interna menor com relação ao trompete. A sua campânula é mais larga, o que gera uma sonoridade mais aveludada e introspectiva, porém dotada de menos projeção do som.
É um componente essencial das bandas de metais, que em geral contém três deles. Historicamente é a forma moderna do saxhorn alto em Mi bemol, também chamado "tenor".
ARTIGO RELACIONADO:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Dicionário Grove de Música, Edição Concisa, 1994 - Edição Língua Portuguesa, Jorge Zahar Editor
Página acessada em 13/01/2016