ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

ADAMS, JOHN (1947)

Última modificação : Segunda, 15 Fevereiro 2016 15:32


 

Worcester, MA, 15 de fevereiro de 1947

 

MÚSICA CLÁSSICA MODERNA - AMERICANO - 68 OBRAS

 

 

John Coolidge Adams (Worcester, MA,15 de fevereiro de 1947). Compositor americano com fortes raízes no minimalismo.

 

Nascido em Worcester (Massachusetts), John Adams passou por várias cidades da Nova Inglaterra, onde foi fortemente influenciado pela cultura musical. Graduou-se na Escola Concord, em Concord (New Hampshire). Seu pai lecionava clarinete e foi clarinetista em conjuntos comunitários. Ele, posteriormente, estudou o instrumento seriamente com Felix Viscuglia, clarinetista da Orquestra Sinfônica de Boston.

 

Adams começou a compor aos dez anos de idade, e sua música foi interpretada pela primeira vez por volta dos seus treze ou quatorze anos. Após matricular-se na Universidade Harvard, em 1965, estudou composição com Leon Kirchner, Roger Sessions, Earl Kim e David Del Tredici. Durante a época de Harvard, regeu a Orquestra da Sociedade Bach e foi clarinetista reserva da Orquestra Sinfônica de Boston e da Companhia de Ópera de Boston. Apresentou-se como solista no Carnegie Hall, na première mundial do Concerto para Clarinete, de Walter Piston. Recebeu duas graduações de Harvard, em 1971 a 1972. Lecionou no Conservatório de Música de São Francisco, de 1972 a 1984.

 

Adams trabalhou em um estúdio de música eletrônica no Conservatório de Música de São Francisco, construindo seu próprio sintetizador analógico. Atuou também como maestro do Conjunto Nova Música, um pequeno mas dedicado grupo de jovens e talentosos músicos.

 

Suas obras mais conhecidas, em estilo minimalista elegante, incluem Shaker Loops para cordas (1978), um trabalho minimalista para cordas, em quatro movimentos; Harmonium para orquestra e coro (1981); o exuberante e satírico Grand Pianola Music (1982); Short Ride in a Fast Machine (1986); On the Transmigration of Souls (2002), uma peça coral dedicada às vítimas dos ataques de 11 de Setembro de 2001 (peça pela qual recebeu o Prêmio Pulitzer de Música em 2003). Suas óperas mais conhecidas são Nixon in China (1987), sobre a visita de Richard Nixon à China em 1972, e Doctor Atomic (2005), que conta a história do Projeto Manhattan, sobre a iniciativa que resultou na produção das primeiras bombas atômicas durante a Segunda Guerra Mundial.

 

 

 

Página oficial de John Adams

http://www.earbox.com/

 



 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Dicionário Grove de Música, Edição Concisa, 1994 - Edição Língua Portuguesa, Jorge Zahar Editor

Guia Ilustrado Zahar Música Clássica, 2013 - 5ª edição revisada, Jorge Zahar Editor

wikipedia.org

Página acessada em 20/01/2016.