ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

86 anos do falecimento de Ernesto Nazareth

Última modificação : Terça, 04 Fevereiro 2020 14:20


 

 

ERNESTO NAZARETH

04/02/1934 †

 

Pianista, maior compositor de tangos brasileiros e demarcador de rumos para o choro, Ernesto Nazareth nasceu no Rio de Janeiro e aprendeu piano com a mãe, que tocava valsas, modinhas e principalmente polcas em saraus e reuniões.

 

Sua primeira polca, "Você Bem Sabe", composta aos 14 anos, foi editada. Mais tarde começou a frequentar rodas de chorões, e dali tirou a originalidade rítmica que marcou sua interpretação e se refletiu em suas composições. Influenciado também pelo maxixe, lundu, ritmos africanos e pelos chorões, Nazareth nunca aceitou totalmente essa influência, resistindo bastante em dar denominações populares a suas composições. Músico de formação erudita, o máximo que se permitiu durante muito tempo foi classificar suas músicas como "tangos brasileiros", uma vez que o tango argentino e a polca eram as danças de salão da moda à época (década de 1880).

 

“Seu jogo fluido, desconcertante e triste ajudou-me a compreender a alma brasileira”, disse o compositor francês Darius Milhaud sobre Ernesto Nazareth, carioca que fixou o “tango brasileiro” e outros gêneros musicais do Rio de Janeiro de seu tempo.

 

Continue lendo

 

 

Vídeo




 

Copyright © Concertino 

Todos os direitos reservados



 

AQUI VOCÊ ENCONTRA MAIS DATAS COMEMORATIVAS