ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Giovanni Martini | 313 anos do nascimento

Última modificação : Quarta, 24 Abril 2019 14:54


 

 

GIOVANNI MARTINI

24/04/1706 *

 

Giovanni Battista Martini (Bologna, 24 de abril de 1706 – Bologna, 03 de agosto de 1784), também conhecido como Padre Martini, foi um musicólogo, professor e compositor italiano.

 

Seu pai, Antonio Maria Martini, era um violinista, e dele Giovanni aprendeu os elementos da música e do violino. Tendo recebido a sua educação nos clássicos dos padres do Oratório de São Filippe Neri, depois entrou para o noviciado no convento franciscano de Lago, sendo recebido como frade franciscano em 11 de setembro de 1722.

 

Em 1725, apesar de ter apenas dezenove anos, foi indicado mestre-de-capela da igreja franciscana em Bologna, onde atraiu a atenção por suas composições.

 

A maioria de suas composições permanece em manuscrito e sua fama deriva de seu papel como professor e teórico. Entre seus escritos se destacam Storia della musica (Bologna, 1757-1781) e sobretudo o Esemplare di contrappunto (Bologna, 1774-1775), um valioso tratado didático que contém uma importante coleção de exemplos dos melhores mestres das antigas escolas italiana e espanhola, com excelentes notas explicativas. Ele trata principalmente dos modos do canto gregoriano, e dos contrapontos construídos sobre deles. Ele também compilou um dicionário de termos musicais antigos, e escreveu um outro tratado sobre a teoria dos números aplicada à música.

 

 

Vídeo




 

Copyright © Concertino 

Todos os direitos reservados



 

AQUI VOCÊ ENCONTRA MAIS DATAS COMEMORATIVAS