ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Lorin Maazel | 5 anos do falecimento

Última modificação : Sábado, 13 Julho 2019 14:36


 
 

LORIN MAAZEL

13/07/2014 †

Lorin Varencove Maazel (Neuilly-sur-Seine, 06 de março de 1930 - Castleton, Virgínia, 13 de julho de 2014)

 

O americano (de origem judaica-russa e nascido na França em 06 de Março de 1930) teve uma prestigiada carreira como maestro – foi também violinista e compositor, autor de uma ópera, 1984, baseada no livro 1984, de George Orwell, a qual teve sua estreia no Royal Opera House.

 

Em 1960, aos 30 anos de idade, tornou-se o maestro mais jovem da Europa. Com um vasto curriculum, destacam-se fatos como o de ter sido o primeiro americano a dirigir em Bayreuth, e uma impressionante lista de importantes orquestras das quais foi diretor titular: a Deutsche Symponhie-Orchester de Berlim, as orquestras de Cleveland, Pittsburgh, da Rádio da Baviera, a Filarmônica de Nova York (o primeiro americano nesse cargo depois de Leonard Bernstein), e a Ópera de Viena, elenco suficientemente expressivo da sua reputação.

 

Maazel esteve várias vezes no Brasil, onde dirigiu a Orquestra Sinfônica Brasileira, no Rio de Janeiro e a Orquestra Experimental de Repertório, em São Paulo.

 

Em 2009, quando deixou a direção da Filarmônica de Nova York, criou o Festival de Castleton com sua mulher, a atriz alemã Dietlind Turban Maazel.

 

 

Vídeo




 

Copyright © Concertino 

Todos os direitos reservados



 

AQUI VOCÊ ENCONTRA MAIS DATAS COMEMORATIVAS