ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Toquinho e Jazz Sinfônica Brasil se apresentam juntos no 50º Festival de Inverno de Campos do Jordão

Última modificação : Sexta, 12 Julho 2019 16:00


 

 

CULTURA Logo 2014

 

 

Espetáculo vai ao ar ao vivo neste sábado (13/07), às 16:30, na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital. Ainda no sábado, a emissora transmite o concerto da Orquestra do Festival




Neste sábado (13/7), a TV Cultura continua sua cobertura especial do 50º Festival de Inverno de Campos do Jordão. Para dar início à transmissão do evento, Toquinho, compositor de clássicos como Aquarela e O Caderno, se apresenta ao vivo às 16h30, ao lado da aclamada Jazz Sinfônica Brasil.

 

Já às 23h, vai ao ar um concerto da Orquestra do Festival, um dos elos mais fortes entre as programações artística e pedagógica do evento. Formada exclusivamente por bolsistas, a Orquestra leva ao público repertórios técnica e culturalmente desafiadores.

 

Além dos concertos, o jornalismo da TV Cultura realiza uma cobertura do festival, com links ao vivo durante todo o mês de julho. Outros espetáculos que acontecem no evento também podem ser vistos ao longo da programação da emissora.

 

 

Programação

13/7, às 16h30 – Jazz Sinfônica e Toquinho – AO VIVO

14/7, às 11h – Orquestra de Barra Mansa

20/7, às 23h – Camerata do Festival

20/7, às 16h30 – Jazz Sinfônica e Lenine – AO VIVO

21/7, às 16h30 – Jazz Sinfônica e Francis Hime – AO VIVO

28/7, às 11h – Orquestra do Festival – AO VIVO

28/7, às 18h – Jazz Sinfônica e Diogo Nogueira – AO VIVO.

 

 

Sobre o Festival de Inverno de Campos do Jordão

Criado em 1970 pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão Dr. Luís Arrobas Martins foi inspirado no Festival de Tanglewood, nos EUA. O evento combina, com excelência, um trabalho pedagógico amplo e qualificado a uma programação de música de concerto – em grande parte gratuita – ampliando as oportunidades de acesso à música erudita.

 

Em 2019, para a curadoria clássica, o Festival contará com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Já a linha popular-sinfônica tem a curadoria da Jazz Sinfônica Brasil, que já se apresentou ao lado de Carlinhos Brown e Fafá de Belém, e ainda contará com a companhia de Toquinho, no dia 13 de julho; de Lenine, em 20 de julho; de Francis Hime, no dia seguinte, 21 de julho; e de Diogo Nogueira, no último dia do festival, 28 de julho.

 

 

Sobre a Jazz Sinfônica

Criada em 1989, a orquestra Jazz Sinfônica Brasil realiza concertos com arranjos para alguns dos principais gêneros musicais e culturais do País – como samba, frevo, bossa-nova, MPB, samba-jazz, rock e reggae. Regida pelos maestros João Maurício Galindo e Fábio Prado, ela tem como intuito divulgar e perpetuar a música popular brasileira por meio de uma roupagem sinfônica. Com formação singular, a orquestra entrelaça os moldes eruditos a uma big band de jazz. Desde 2000, participa da programação de todos os Festivais de Inverno de Campos do Jordão.